O senhor Ghulam veio da província de Herat, no Afeganistão. Ele é casado, tem quatro filhas e dois filhos, e vivia uma vida simples e tranquila, trabalhava como pedreiro e sua esposa era costureira. Mas tudo mudou com a tomada do poder pelo Talibã, ele passou a ser perseguido por causa da sua escolha religiosa e foi obrigado a abandonar sua casa para sobreviver.
Ele já havia perdido uma das filhas, mas com a necessidade de fugir teve que se separar também dos demais membros da sua família e veio ao Brasil somente com a esposa e filho mais novo.
A chegada ao Brasil foi muito difícil, a cultura e a língua são completamente diferentes do que ele estava acostumado e a adaptação ao novo país tem sido um grande desafio. Os dias muitas vezes parecem longos e fica difícil se agarrar ao que resta da esperança de construir uma vida feliz, segura confortável no Brasil.
Mas ele descobriu que pode se dedicar a uma de suas paixões enquanto está na AIRE que são as plantas. Ele organizou a nossa horta e fez dela a sua missão na casa. Todos os dias ele rega as plantas e se senta ao lado delas no sol.
E algo que parece tão pequeno trouxe um novo propósito ao senhor Ghulam. Ele continua achando a comida e o idioma brasileiro um pouco estranhos, mas entende que o mesmo Sol que brilha no Afeganistão é o que brilha no Brasil e encontrou um motivo para sorrir quando se senta debaixo dele com as plantas.