Aire

Noticias

Reflexão de Natal

O começo de uma ONG é sempre muito desafiador. O desejo de ajudar é enorme, mas geralmente há uma limitação de recursos para oferecer essa ajuda. A AIRE não é exceção. Graças ao apoio de alguns voluntários e às contribuições mensais de pessoas que acreditam na nossa causa, conseguimos manter nossas portas abertas, e em janeiro de 2025 completaremos 4 anos de atuação.

Uma ONG geralmente se mantém através de doações de pessoas físicas e jurídicas, ou por meio de financiamentos governamentais para implementar projetos que atendam a objetivos públicos. Além disso, existem fundações e organizações filantrópicas que oferecem fundos para a execução de projetos específicos, alinhados com suas missões, por meio de editais.

No entanto, a dificuldade em conseguir parcerias com o poder público ou em concorrer a editais é que existem exigências que organizações novas, como a nossa, não conseguem cumprir de imediato. Geralmente, é necessário ter pelo menos 3 anos de funcionamento ou estar cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social ou no Cadastro de Entidades do Estado. Para realizar esses cadastros, também é exigido um tempo mínimo de operação. A AIRE só conseguiu esses certificados no segundo semestre de 2024, ou seja, somente agora podemos tentar novas parcerias que nos ajudem financeiramente.

A nossa principal fonte de recursos acaba sendo então as doações de pessoas físicas. Por isso, gostaríamos de deixar uma reflexão para este Natal e quem sabe um compromisso para o ano de 2025: faça uma doação, seja para a AIRE ou para outra ONG da sua preferência. Mesmo que pequena, essa contribuição com certeza fará uma grande diferença.

Na época de Natal, recebemos muitos pedidos de voluntários que querem comprar presentes para as crianças, e somos muito gratos pela generosidade. No entanto, a verdade é que, enquanto as crianças acabam recebendo muitas roupas e brinquedos, faltam recursos para cobrir despesas essenciais, como o pagamento do 13º salário dos funcionários ou uma conta de luz. E, por mais que o sorriso das crianças ao receber um presente nos encha de alegria, é preciso muito mais do que isso para abrigá-las e integrá-las à sociedade, para que possam ter um futuro digno aqui.

Agradecemos a todos os que nos têm apoiado mensalmente e futuros apoiadores também. Sem a generosidade de vocês no nosso trabalho não seria possível. Obrigado! 

Compartilhe

NEWSLETTER

Receba as últimas notícias por e-mail!