Aire

Noticias

Ateliê de costura

Alguns dos projetos da AIRE começam como uma pequena ideia, uma sugestão de alguém que tem algum talento e queira fazer bom uso dele, e alguém disposto a fazer isso acontecer. Foi assim que surgiu o nosso ateliê de costura. 

Uma antiga moradora da AIRE, que era costureira no seu país natal, queria dar continuidade ao seu ofício e em junho de 2023 recebemos a doação de uma máquina de costura. A máquina foi instalada em uma pequena sala na AIRE e recebemos também doação de tecidos e insumos para os projetos acontecerem. 

A antiga moradora já não está mais na AIRE, mas outras chegaram e se encantaram com o espaço. Algumas já tinham experiência com a costura e outras começaram a aprender quando chegaram à casa. E mesmo não falando a mesma língua, é um momento em que as mulheres podem trabalhar juntaas e se dedicar a aprender algo novo e pouco a pouco ganhar a sua independência financeira. 

Ser uma mulher refugiada implica em renunciar às suas próprias necessidades e sonhos para garantir a segurança da sua família. Elas passam por muitos desafios, muitas vezes sem saber se terão o que comer ou onde dormir no dia seguinte e invariavelmente se colocam por último. São heroínas não reconhecidas pela sociedade, e o momento que elas têm no ateliê é um lembrete de que além de mães e esposas são também mulheres e tem o direito de se dedicar a algo que as fazem feliz. 

Para saber mais como apoiar este projeto, entre em contato conosco! 

Compartilhe

NEWSLETTER

Receba as últimas notícias por e-mail!