Famíla Fayaz
Roh Ullah, Shahnaz e seus filhos Aylin e Aryan chegaram ao Brasil em dezembro de 2023. Eles saíram do Afeganistão pelo mesmo motivo pelo qual milhares de outras pessoas tem fugido do país. A mudança de governo trouxe insegurança, perseguições, falta de recursos e a perda da de liberdade de expressão para a população, e o primeiro passo foi fugir para o Irã em janeiro de 2023. No Irã, porém eles também não conseguem trabalhar, sofrem muito preconceito e as crianças não conseguem estudar. E daí surgiu então a oportunidade de vir ao Brasil, através de vistos humanitários oferecidos pela embaixada brasileira.
Shahnaz trabalhou como doula e oferecendo apoio psicológico a mulheres em situação vulnerável através do Médicos sem Fronteiras, e Roh Ullah é formado em economia e era professor em uma universidade do Afeganistão. Eles abandonaram tudo para recomeçar aqui e é difícil acreditar que passaram por tantos desafios quando ambos têm sempre um sorriso no rosto e estão dispostos a ajudar na AIRE no que for preciso.
Estão muito felizes porque os pequenos Aryan de 3 anos e Aylin de 5 irão para a escola pela primeira vez na vida, e animados em aprender o português e começar uma nova vida aqui.
Eles sonham agora em construir um futuro em um país onde é possível crescer trabalhando duro e honestamente, e onde não serão discriminados de acordo com a sua nacionalidade, sexo, religião ou escolha política.
Bem vindos Roh Ullah, Shahnaz, Aylin e Aryan!