A família Yaqoobi veio da cidade de Bamyar no Afeganistão. Sharif, o pai trabalhava para o governo anterior e com a tomada do poder pelo Talibã, sua vida ficou em perigo e sua família passou a ser perseguida. Masooma, a mãe, era professora, e com o novo governo não só perdeu o emprego, mas testemunhou a perda do direito de milhares de meninas e mulheres de estudar.
Como muitos outros afegãos eles fugiram então para o Irã onde solicitaram o visto humanitário para virem ao Brasil. E além da difícil situação de terem que abandonar o seu país e todos os seus bens para sobreviver, eles também precisam de tratamento médico para Amir, o filho mais velho da família que tem leucemia. A leucemia é um tipo de câncer da medula óssea que requer um tratamento longo e complexo, e eles esperam conseguir o tratamento no Brasil pelo SUS, tendo assim a oportunidade de ver o pequeno Amir crescer e realizar seus sonhos.
Quando perguntamos qual a primeira impressão que tiveram do Brasil, a família Yaqoobi só tinha elogios. Sabemos que o Brasil ainda tem muito a melhorar, mas o caloroso acolhimento que o povo brasileiro tem com todos os que nos visitam é algo que sempre fica marcado para os que chegam aqui sem ter ideia do que encontrarão quando pisarem em solo brasileiro.
Eles já começaram a aprender português e querem agora construir uma vida aqui, devolvendo um pouco toda a gentileza que receberam dos brasileiros na sua chegada.