Aire

Noticias

Projeto Vecinos

À medida que o nosso trabalho vai crescendo e se tornando mais conhecido, aumentam também os pedidos de ajuda. E infelizmente na AIRE temos um limite de espaço que nos impede de oferecer a oportunidade de um recomeço a mais refugiados que buscam a realização do sonho de reconstruir a vida no Brasil. 

Em uma reunião com assistentes sociais dos CRAS de Diadema (Centro de Referência de Assistência Social) recebemos a informação de que pelo menos 900 venezuelanos já haviam declarado residência no município, e que muitos deles se encontram em situação de vulnerabilidade. E a partir do desejo de ajudar que nos moveu desde a fundação da AIRE surgiu o projeto Vecinos. A palavra “vecinos” em espanhol quer dizer vizinhos e a proposta deste projeto é apoiar famílias refugiadas e migrantes em situação de vulnerabilidade que morem na região. 

Eles não moram na nossa casa, mas usufruem dos serviços da nossa rede de apoio e recebem a nossa ajuda para regularizar a documentação brasileira, na busca por emprego, e recebem uma cesta básica mensalmente pelo período em que estão conosco.  

Uma delas é a família Borges. Eles são venezuelanos e chegaram ao Brasil no final de 2023. Eles são uma família de 6 pessoas e Neumam o pai da família tem uma deficiência que limita a sua locomoção. Ele tinha um par de muletas, mas sua cadeira de rodas estava quebrada, o que dificultava muito o seu dia a dia. Eles foram integrados à AIRE através do Projeto Vecinos e já conseguimos ver grandes mudanças na vida da família. Além de já estarem com os documentos em dia, Neuman recebeu a doação de uma cadeira de rodas e uma grande apoiadora da AIRE. Nairobis, sua esposa, conseguiu um emprego registrado através de um dos parceiros da AIRE, e com o incremento da renda familiar conseguiram dar mais um passo na caminhada para construir um futuro no Brasil. 

Se você tem interesse em apoiar este projeto e fazer parte da transformação de mais vidas, fale conosco! 

Compartilhe

NEWSLETTER

Receba as últimas notícias por e-mail!