Aire

Noticias

Viagem do Aníbal a Manaus

A cidade de Manaus tem um lugar especial no meu coração. Após sair da Venezuela em 2019 com a esperança de construir um futuro melhor para a minha família, ela foi o meu primeiro lar. Manaus é uma das cidades com a maior concentração de imigrantes venezuelanos no Brasil, e, portanto, uma das cidades que está sempre no radar da AIRE quando se trata de oferecer oportunidade a refugiados venezuelanos. 

Depois que cheguei a São Paulo entendi como as oportunidades em Manaus são muito mais limitadas e essa é uma das razões por que os venezuelanos lá passam tanta dificuldade. As opções de emprego ou as chances de empreender são muito mais escassas e os obstáculos parecem muito maiores. Um exemplo disso é uma família venezuelana que conheci nessa viagem, só de mulheres. A mãe e as 3 filhas, que tem entre 18 e 23 anos tem encontrado muita dificuldade para achar emprego. Apenas uma delas tem um emprego registrado, as outras às vezes fazem bicos, mas a renda acaba muitas vezes não sendo suficiente para passar o mês. 

Eu faço também um trabalho com a Igreja Metodista Livre e voltei para lá com o intuito de visitar, compartilhar, apoiar e encorajar a igreja local. Cheguei no dia 28 de setembro e logo percebi as pequenas mudanças que aconteceram na minha ausência, mas também foi gratificante visitar amigos que não encontrava há meses, e ver que apesar dos altos e baixos que enfrentam, continuam seguindo em frente. É triste ver a difícil situação que enfrenta o meu país, mas eu agradeço a Deus porque essa dificuldade me permitiu conhecer o Brasil, um país vizinho, porém completamente diferente da minha terra natal. Pude aprender uma nova cultura, uma nova língua e agora tenho a oportunidade de ajudar outros venezuelanos a ajudar a construir sonhos aqui também

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Receba as últimas notícias por e-mail!